A Agenda 2030 é basicamente um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 objetivos para acabar com a pobreza e promover uma vida digna a todos.

Estamos há oito anos da data limite desse plano de ação e muitos especialistas estão discutindo sobre a possibilidade de atingir, ou não, todas as metas da agenda. 

De um lado, alguns futurologistas e especialistas dizem que é muito improvável conseguir. Um deles é o Fábio Alperowitch, sócio-fundador da Fama Investimentos, que diz que as metas já seriam difíceis de se cumprir antes e, agora com a atual guerra entre Rússia e Ucrânia, parecem impossíveis. No panorama brasileiro, segundo dados levantados pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), cerca de 54,4% das 169 metas estão em retrocesso e 0,6% não se aplicam à realidade do país.

Por outro lado, a Rede Brasil do Pacto Global trouxe esperança para mudar esse cenário negativo, lançando o movimento Ambição 2030, que incentiva as empresas privadas a engajarem nesse movimento em busca de cumprir todas as metas da Agenda 2030. Segundo Carlos Pereira, diretor-executivo do Pacto Global, “A mudança das estratégias empresariais é crucial e nós, como líderes empresariais, somos parte do problema, mas, juntos, somos também a solução”.

Temos que ter em mente que muitas companhias globais e nacionais estão comprometidas com a Agenda 2030 e, nesses anos, já conseguimos progresso em áreas como água limpa, saneamento, energia limpa e manejo florestal. Temos que continuar firmes em nosso propósito, após dois anos de pandemia é preciso nos reerguer para continuar progredindo rumo a vitória do nosso planeta!


Atenciosamente, #TimeOrion

#tecnologiaSocial #diagnosticoAgil #cidadesInteligentes #desenvolvimentoSocial #agenda2030 #ODS