Em 04 de outubro de 2022, na sede da Orion em Birigui-SP, foi apresentada a nova versão do Plataforma de Indicadores Sociais Município Vivo para consultores, parceiros técnicos da área social, bolsistas de pesquisa científica e equipe comercial. Contamos também com a participação de duas técnicas da Vigilância Socioassistencial de Birigui-SP, totalizando 18 pessoas.
Esta equipe multidisciplinar, formada por diferentes áreas do conhecimento: psicologia, serviço social, pedagogia, administração, economia e tecnologia da informação, permitiu a avaliação da nova versão por diferentes perspectivas.
A nova versão da plataforma contempla a análise de mais de 2.000 indicadores das mais diversas fontes de dados públicos: IBGE, Fundação Seade, Datasus, INEP, e-Gestor, SINASC, SINAN, etc; além de integrar dados locais que são coletados pelo município, tais como: violações de direito, evasão escolar, medida socioeducativas, atendimentos da rede social, etc.
A equipe técnica da Orion, composta pelos 5 bolsistas do projeto FAPESP Diagnóstico Social com Mineração de Dados e 1 analista de sistemas da empresa, apresentou as novas funcionalidades e melhorias de usabilidade da plataforma, entre elas: comparativo dos indicadores do município com a sua região ou com municípios semelhantes; identificação de indicadores que estão muito diferentes dos demais municípios e descobertas de novos padrões de associação entre os dados locais de violações de direito, como por exemplo, tipos de violações por faixa etária em determinada localidade.
Como resultado da pesquisa foram aplicados alguns algoritmos de inteligência artificial como o K-Means para agrupamento de municípios semelhantes, o KNN para detecção de outlier (discrepâncias e indicadores fora da curva) e o Apriori para descobertas de novas associações entre os dados.
Além de ampliarmos o resultado da mineração de dados, nesta nova versão foram incorporados novos painéis de análise: painel de Gestão Social à Vista para avaliar rapidamente a situação de indicadores sociais relevantes e um painel com dados de pobreza e extrema pobreza, incluindo as taxas de atualização cadastral, o que permite ampliar o repasse de verbas do governo federal para o município.
Um ponto alto da apresentação foi a nova funcionalidade de geração automática de relatórios de análise com base nos dados e nos painéis. Consideramos que esta funcionalidade simplificará a análise da realidade social pelos gestores sociais e ampliará a autonomia dos usuários
No final da apresentação foram coletadas conclusões e recomendações dos presentes para ampliarmos ainda mais o impacto social do Município Vivo nas cidades.
#TimeOrion
#tecnologiaSocial #diagnosticoAgil #cidadesInteligentes #desenvolvimentoSocial #gestaoSocialAVista #indicadoresSociais
Comentários